sexta-feira, 29 de maio de 2015

Como é a Rosa?





Um dia alguém quis saber como era a rosa. O caminho mais fácil era dar-lhe uma ou muitas rosas. O caminho mais inteligente era dar-lhe um pequeno rebento de rosas, pois seria necessário plantá-lo, cuidar dele, perceber seu lento crescimento, a primeira folha, o botão, enfim a rosa. Aí sim esse alguém saberia o que é a rosa.

As Lojas oferecem coisas prontas, práticas, que impedem a alegria da descoberta. No entanto, a vida não vem pronta. O aprendizado é difícil, nos enganamos e, por vezes, nos entristecemos. Quando vemos que nada do que tentamos deu certo, recomeçamos. Mas não recomeçamos do mesmo ponto. O insucesso nos mostra como não fazer determinada coisa. E a próxima tentativa será, então, mais madura.

Só não podemos falhar quando estivermos tentando pela última vez. Mas aí corremos o risco de desistir no momento em que a vitória está próxima.

Tudo o que hoje é fácil um dia foi difícil.


In. COLOMBO, Frei Aldo O tempo de Deus.

Jesus e a Lógica do Serviço



Jesus usou sua autoridade para servir. O serviço, assumindo como lema na Campanha da Fraternidade deste ano: Eu vim para Servir (cf. Mc 10.45) foi a resposta de Jesus quando os dissípulos não compreenderam o que Ele anunciava, a ponto de se interrogarem sobre quem seria o maior entre eles (cf. Mc 9.32-34). Tiago   e João lutaram pelos primeiros lugares e os outros dez se encheram de ciúmes (cf. Mc 10.35-37). Essa foi uma ocasião propícia para Jesus oferecer uma verdadeira catequese acerca do poder como serviço (cf. Mc 8.34-35; 9.35-37) "Jesus então os chamou e disse-lhes: Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos" (Mc 10.42-45).

Opção pelo ser humano e preferencialmente pelos pobres

O Concílio Ecumênico Vaticano II indicou o caminho de servir a Deus servindo o ser humano. Cada homem, cada mulher é amado e amada por Deus até o fim, até a morte de Seu Próprio Filho na Cruz. É Por isso que, na ação evangelizadora, a Igreja opta pelo ser humano como seu caminho. Daí seu interesse e engajamento na defesa da dignidade e dos Direitos Humanos.

 
Construir Notícias Nª 80

A vida Consagrada, Dom á Igreja

A vida Consagrada

A presença Universal da Vida Consagrada e o caráter evangélico do seu testemunho provam, com toda a evidência - caso isso fosse ainda necessário - que ela   não é uma realidade isolada e marginal, mas diz respeito a toda a Igreja No Sínod, os Bispos confirmaram-no por diversas vezes:<< é algo que nos diz respeito>>.! Na verdade,  vida consagrada está colocada mesmo no coração da Igreja , como elemento decisivo para a sua missão, visto que <> e a tensão da Igreja - Esposa para a união com o único Esposo. Diversas vezes se afirmou, no Sínodo, que a função de ajuda e apoio exercida pela vida consagrada á Igreja não se restringe aos tempos passados, mas continua sendo um dom precioso e necessário também no presente e para o futuro do Povo de Deus, porque pertence intimamente á sua vida, santidade e missão.

As dificuldades atuais, que vários Institutos encontram em algumas regiões do mundo, não devem induzir a pôr em dúvida o fato de que a profissão da Igreja, á qual presta um impulso precioso em ordem a uma coerência evangélica cada vez maior. Historicamente poderá haver uma sucessíva variedade de formas, mas não mudará a substância de uma opção que se exprime na realidade do dom de si mesmo por amor de cada membro da familia humana. Sobre esta certeza que animou inúmeras pessoas generosas, pode receber um apoio muito válido no seu caminho para a pátria celestial.

Documento Vita Consecrata