segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

O encontro pessoal e vivo através da Eucaristia



Todos experimentamos, como Igreja, o gozo dessa presença próxima e cotidiana do Senhor Ressuscitado até o fim da história. Mistério central da nossa fé, que realiza a comunhão e nos fortalece na missão. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que encontramos, na Eucaristia, todo o bem da Igreja. Nela temos a certeza de que Deus é fiel á sua promessa e está conosco até o fim dos tempos.

Na visita e na adoração do Santíssimo experimentamos a proximidade do Bom Pastor, a ternura do seu amor, a presença do amigo fiel. Todos temos experimentado a ajuda tão grande que brinda a fé, o diálogo íntimo e pessoal com o Senhor Sacramentado. E o catequista não pode falhar nessa formosa vocação de contar o que contemplou.

Na celebração da fração do Pão somos interpelados, uma vez mais, a imitar Sua entrega e renovar o gesto inédito de multiplicar as ações de solidariedade. Desde o Banquete Eucarístico, a Igreja experimenta a Comunhão e é convidada a tornar efetivo o milagre de proximidade por meio do qual é possível, neste mundo globalizado, abrir espaço ao irmão e fazer com que o pobre se sinta, em cada comunidade, como na sua própria casa. Só assim a Palavra proclamada poderá ser celebrada e se constituir verdadeiramente sacramento de Comunhão.

Anunciar o Evangelho
Mensagens aos Catequistas