domingo, 26 de julho de 2015

Como responde o homem a Deus que se revela?





Sustendado pela graça divina, o homem responde a Deus com a obediência da fé, que consiste em confiar-se completamente a Deus e acolher a sua verdade, enquanto garantida por Ele que é a própria Verdade.

O significado, de facto, para o homem crer em Deus




Significa aderir ao próprio Deus, entregando-se a Ele e dando assentimentos a todas as verdades por Ele reveladas, porque Deus é a verdade. Significa crer num só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espirito Santo.

Sagrada Escritura

Porque é que a Sagrada Escritura ensina a verdade?

 Porque o próprio DEUS é o autor da Sagrada Escritura: por isso ela é dita inspirada e ensina sem erro aquelas verdades que são necessárias para a nossa salvação. Com efeito, o Espírito Santo inspirou os autores humanos, os quais escreveram aquilo que Ele nos quis ensinar. No entanto, a fé cristã não é <>, mas da Palavra de Deus, que não é <> (S.Bernardo de Claraval).





O que é o Cânone das Escrituras?

O Cânone das Escrituras é a lista completa dos escritos sagrados, que a Tradições Apostólica levou a Igreja a discernir. O Cânone compreende 46 escritos do Antigo Testamento e 27 do Novo.

Como ler a Sagrada Escritura?

A Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada com a ajuda do Espírito Santo e sob a condução do Magistério da Igreja segundo três critérios: 1) atenção a Escritura; 2) leitura da Escritura na Tradição viva da Igreja; 3) respeito pela analogia da fé, isto é, da coesão entre si das verdades da fé.

Realizando a Tradição Apostólica

A Tradição Apostólica realiza-se de duas maneiras: mediante a transmissão viva da Palavra de Deus (chamada também simplesmente a Tradição) e  através da Sagrada Escritura que é o próprio anúncio da salvação transmitido por escrito.

O que é a Tradição Apostolica?

A Tradição Apostólica é a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados. Os Apóstolos transmitiram aos seus sucessores, os Bispos, e, através deles a todas as gerações até ao fim dos tempos, tudo o que receberam de Cristo e aprenderam do Espírito Santo.

Etapa Plena e Definitiva da Revelação de Deus






É  aquela realizada no seu Verbo encarnado, Jesus Cristo, mediador e plenitude da Revelação. Sendo o Filho Unigénito de Deus feito homem, Ele é a Palavra perfeita e definitiva do Pai. Como o envio do Filho e o dom do Espírito, a revelação está, finalmente, completada, ainda que a fé da Igreja deva recolher todo o seu significado ao longo dos séculos.

<<A partir do momento em que nos deu o Seu Filho, que é a Sua única e definitiva Palavra, Deus disse-nos tudo ao mesmo tempo e duma só vez, e nada mais tem a acrescentar >> (S. João da Cruz).

  

As etapas sucessivas da Revelação de Deus








Deus escolhe Abrão chamando-o a deixar a sua terra para fazer dele "o pai duma multidão de povos" (Gn 17,5), e promete abençoar nele "todas as nações da terra" (Gn 12,3). Os descendentes de Abraão srão o povo eleito, os depositários das promessas divinas feitas aos patriarcas. Deus forma Israel como seu povo salvando-o da escravidão do Egipto; conclui com ele a Aliança do Sinai, e dá-lhe a sua Lei, por meio de Moisés. Os profetas anunciam uma redenção radical do povo e uma salvação que incluirá todas as nações numa Aliança nova e eterna, que será gravada nos corações. Do povo de Israel, da descendência do rei David nascerá o Messias; Jeus. 

Quais as primeiras etapas da Revelação de Deus?

Deus manifesta-se desde o princípio aos nossos primeiros pais, Adão e Eva, e convida-os a uma comunhão íntima com Ele. Após a sua queda, não interrompe a revelação e promete a salvação para toda a sua descendência. Após o dilúvio estabelece com Noé uma aliança entre Ele e todos os seres vivos.

O que é que Deus revela ao Homem?



Deus revela-se ao homem, na sua bondade e sabedoria. Mediante acontecimento e palavras, de Deus revela-se a Si mesmo e ao seu desígnio de benevolência, que Ele, desde a eternidade, preestabeleceu em Cristo a favor dos homens. Tal desígnio consiste em em fazer participar, pela graça do Espírito Santo, todos os homens na vida divina, como seus filhos adotivos no seu único Filho.


Como é que se pode conhecer Deus apenas com a luz da razão?


A partir da criação, isto é, do mundo e de pessoa humana, o homem pode, só pela razão, conhecer com certeza a Deus como origem e fim do universo e como sumo bem, verdade e beleza infinita.




Basta porém a exclusiva luz da razão para conhecer a Deus?

Ao conhecer Deus só com a luz da razão, o homem experimenta muitas dificuldades. Além disso, não pode entrar só pelas suas próprias forças na intimidade do minitério divino. Por isso é que Deus quis iluminar com a sua Revelação não apenas sobre verdades que excedem o seu entendimento, mas também sobre verdades religiosas  e morais que, apesar de serem por si acessíveis á razão, podem deste modo ser conhecidas por todos, sem dificuldade, com firme certeza e sem mistura de erro.

Catecismo da Igreja Católica
Compêndio

O Homem é << Capaz >> de Deus

<<És grande, Senhor, e digno de todo o louvor[...]. Fizeste-nos para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti>>(S. Agostinho).



Porque é que no Homem existe o desejo de Deus?

Ao criar o Homem á sua imagem, o próprio Deus inscreveu no coração humano o desejo de O ver. Mesmo que, muitas vezes, tal desejo seja ignorado, Deus não cessa de atrair o homem a Si, para que viva e encontre n`Éle aquela plenitude de verdade e de felicidade, que ele procura sem descanso. Por natureza e por vocação, o homem é ser religioso, capaz de vínculo intimo e vital com Deus que confere ao homem a sua dignidade fundamental.

Catecismo da Igreja Católica
Compêndio 
 

Compêndio - Eu Creio - Nós Cremos - Profissão da Fé

<> - <>

Qual o desígnio de Deus acerca do homem?

Deus infinitamente perfeito e bem-aventurado em si mesmo, num desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para o tornar participante da sua vida bem-aventurada. Na plenitude dos tempos, Deus Pai enviou o seu Filho, como Redentor e Salvador dos homens caídos no pecado, convocando-os á sua igreja e tornando-os filhos adotivos por obra do Espírito Santo e herdeirosda sua eterna bem aventurança.

Catecismo da Igreja Católica
Compêndio