terça-feira, 8 de junho de 2010

Sexta-feira Importante para nós Católicos? Sabe porque?

Você sabia que toda primeira sexta-feira do mês é uma data importante para a Igreja Católica?
Este é o dia em que a Igreja Católica pratica a devoção ao Coração de Jesus. Mas o Sagrado Coração tem uma data dedicada exclusivamente a ele, é a festa do Sagrado Coração de Jesus, comemorada todos os anos na sexta-feira que segue á semana de Corpus Christi. Este ano o Sagrado Coração de Jesus será celebrado no dia 11 de junho.
O sagrado Coração é símbolo da imensa caridade que moveu o Salvador a celebrar, com derramamento do seu próprio sangue, o seu místico matrimônio com a Igreja- Do coração aberto nasce a Igreja desposada com Cristo.
A origem desta devoção é antiga, Santa Margarida Maria Alacoque, que nasceu na Borgonha em 1647 e fazia parte da Congregação Ordem da Visitação, teve várias revelações por parte de Jesus Cristo. Ele a incumbiu de divulgar e propagar no mundo a devoção do Sagrado Coração. Ao todo foram três aparições: em 27 de Dezembro de 1673, no ano de 1674 e em 1675.
Margarida Maria de Alacoque perdeu seu pai ainda jovem, e teve que morar com sua mãe de favor na casa de seu tio Toussant. Lá Margarida conheceu a humilhação da necessidade e viveu ao capricho de parentes que não queriam que ela fosse para o convento. Em 1673, com 25 anos, a então irmã Margarida Maria, estava recolhida em oração diante do Santíssimo Sacramento quando teve a primeira manifestação de Jesus. Ela faleceu no dia 17 de Outubro de 1690, com 43 anos de idade. Foi canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV e sua festa litúrgica é comemorada no dia 16 de Outubro.
Aparição do dia 27 de Dezembro de 1673:
Santa Margarida Maria Alacoque, diante do Santíssimo Sacramento, ouvir de Jesus “Meu divino Coração está abrasado de amor para com os homens, e em particular para contigo, que, não podendo já conter si as chamas de sua ardente caridade, precisa derramá-la por teu meio, e manifestar-se-lhes para os enriquecer de seus preciosos tesouros, que eu te mostro, os quais contém a graça santificante e as graças salutares indispensáveis para os apartar do abismo da perdição; e escolhi a ti, como abismo da indignidade e ignorância, para a realização deste grande desígnio, para que tudo seja feito por mim”.
Aparição de 1674:
Esta aparição não tem sua data confirmada, apenas o ano, mas acredita-se que ocorreu na primeira Sexta-Feira de 1674. Neste dia, Jesus diz a Santa Margarida Maria Alacoque que queria a imagem exposta e portada sobre ele, sobre o coração, e que em toda a parte onde essa santa imagem fosse exposta ela fosse honrada. Ali ele espalharia suas graças e bênçãos, e que esta devoção era seu último esforço de amor para retirar os homens do império Satanás.
Aparição de 1675;
Nesta manifestação, Jesus apareceu de peito aberto e apontando com o dedo seu próprio Coração e exclamou “ Eis o Coração que tem amado tanto homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhe o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles”. Jesus deixou ainda doze fortes promessas, rogando aos fiéis que participassem das comunhões reparadoras nas primeiras Sextas-feiras de cada mês. A grande promessa que Cristo fez a todos, através de Santa Margarida era “ Prometo pela minha excessiva misericórdia e pelo amor todo poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras Sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua mensagem