segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Pecado Original








"A Escritura mostra as consequências dramáticas desta primeira desobediência. Adão e Eva perdem de imediato a graça da santidade original. Têm medo deste Deus, do qual fizeram uma falsa imagem, a de um Deus enciumado de suas prerrogativas.

A harmonia na qual estavam, estabelecida graça á justiça original, está destruída; o domínio das faculdades espirituais da alma sobre o corpo é rompido; a união entre o homem e a mulher é submetida a tensões; suas relações serão marcadas pela cupidez e pela dominação. A harmonia com criação está rompida: a criação visível tornou-se para o homem estranha e hostil. Por causa do home, 'a criação está submetida á servidão da corrupção'. Finalmente,vai realizar-se a consequência explicitamente anunciada para o caso de desobediência: o homem 'voltará ao pó do qual é formado'. A morte entra na história da humanidade".


Catecismo da Igreja Católica 399-400

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Oração da Campanha da Fraternidade 2016






Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos.


Dai-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos.
No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres.

Dom Pedro Casaldáliga (Prelazia de São Felix do Araguaia)

Campanha da Fraternidade 2016






A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).
A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.
Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria




Ó Maria, mãe de Deus e nossa Mãe, Rainha do céu e da terra, refúgio dos pecadores, ao Vosso Coração Imaculado consagramos nossa vida, todo nosso ser, tudo o que somos e o que temos. A vós pertencem nossos lares, nossa pátria, queremos que nosso  País seja vosso, e participe dos benefícios de vossas bênçãos maternais, tudo o que existe em nós e ao nosso redor. E para que esta consagração seja realmente eficaz e duradoura, renovamos hoje, aqui aos vossos pés, ó Maria, as promessas do nosso batismo e da nossa primeira comunhão.
Compromotermo-nos a professar sempre e corajosamente, as verdades da fé e a viver como católicos submissos á sua Santidade, o Santo Padre, e aos bispos, todos em comunhão com Ele. Compromotemo-nos a observar os mandamentos da lei de DEUS  e da Igreja, particularmente a santificação do domingo.
Queremos empenharmo-nos ó gloriosa Mãe de Deus e Nossa Mãe, para que o Reino de Cristo, Vosso Filho e Senhor Nosso, seja uma presença em nossa almas, na terra como no céu.
Queremos oferecer 50 rosas ao recitar o Terço Mariano, rezando e meditando sobre os mistérios do Santo Rosário. Amém.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Deus sempre se manifesta a nós


 


Janeiro

Dia 1

Somos cegos, impotentes por nós mesmos de toda visão salvadora. Apegarmo-nos a tal impotência significa querer manter oculta essa zona escura de nosso coração, implica não querer ser salvo e acaba em uma cegueira mais e mais forte, até a definitiva dureza do coração.

Dia 2

Jesus enfrenta essa dureza do coração, a qual - conforme o caso - tomará diversas formas, mas a origem é sempre a mesma: o pecado como véu que embora a inteligência, como abandono de Deus pela obstinção de quem não se abre a sua graça salvadora.

Dia 3

O encontro com Jesus Cristo se dá na vida diária, na busca direta da oração, na sábia leitura dos sinais dos tempos e no irmão.

Livro: Sopro de esperança para um mundo sufocado

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Hebreus 4,12-13





A palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nú e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas.

Todos Somos Culpados


Não adianta querermos esconder nossos erros. Deus vê o nosso coração e vê os erros que cometemos. Veja o que a Bíblia fala sobre o pecado que existe em cada coração e como podemos nos livrar dele. 


Como dizem as Escrituras Sagradas:
  "Não há uma só pessoa que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam.
   Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo".
   O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram.

Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida. E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem assim também muitos serão aceitos por DEUS por causa da obediência de um só homem.

É isso aconteceu a fim de que, assim como o pecado dominou e trouxe a morte, assim também a graça de DEUS, que o leva a aceitar as pessoas, dominasse e troxesse a vida eterna. Essa vida é nossa por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.
 Romanos 3.10-12;5.12,18-19,21