Quando Dom Benedito Beni, bispo Emério de Lorena, instituiu o Santuário do Pai das Misericórdias, ele indicou a data de sua Celebração: na festa da Santíssima Trindade.
"Os cristãos são batizados 'em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo' (Mt 28,19). Antes disso eles respondem 'Creio' á tríplice que os manda confessar sua fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo: a fé de todos os cristãos consiste na Trindade. O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo, é, portanto, a fonte de todos os outros mistério da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na 'hierarquia da verdade da fé'. Toda a história da salvação não é se não a história da via e dos meios pelos quais Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une a si os homens que se afastam do pecado " (CIC 232,234).
Não podemos perder de vista a tradição, a doutrina e a fé da Igreja Católica, tal como o Senhor ensinou, tal como os apóstolos pregaram e os Santos Padres transmitiram. Ora, a nossa fé é esta: Cremos na Trindade Santa e perfeita, que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo; nela não há mistura alguma de elementos estranho; não se compõe de Criador e criatura; mas toda ela é potência e força operativa; uma só é a sua eficiência e ação. O Pai cria todas as coisas por meio do Verbo, no Espírito Santo; e, deste modo, se afirma a unidade da Santíssima Trindade . Por isso, proclama-se na Igreja um só Deus, que reina sobre tudo, age em tudo e permanece em todas as coisas (cf.Ef 4,6). Reina sobre tudo como Pai, princípio e origem; age tudo, isto é por meio do Verbo; e permanece em todas as coisas no Espírito Santo. Peçamos a graça de permanecermos fiéis ao mistério central da fé e da vida cristã orando: "Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente para firmar-me em vós, imóvel e pacífico, como se a minha alma já estivesse na eternidade ; que nada consiga perturbar a minha paz nem fazer-me sair de Vós, ó meu imutável, mas que cada minuto me leve mais longe na profundidade do vosso Mistério. Pacificai a minha alma. Fazei dela o vosso céu, vossa amada morada e o lugar do vosso repouso. Que nela eu nunca vos deixe só, mas que eu esteja aí, toda inteira, completamente vigilante na minha fé, adorante, entregue á vossa ação criadora" (Elisabete da Trindade).
Luiza Santiaga
Cofundadora Comunidade Cançao Nova
Revista Canção Nova.
domingo, 28 de junho de 2015
quarta-feira, 10 de junho de 2015
Parada Gay faz Ferimentos no coração de Deus
Parada Gay faz ferimentos no coração de Deus.
Aquele que morreu na Cruz por cada um de nois é zombado pela humanidade LGBTS Brasileira, uma humanidade sem respeito, uma humanidade cruel. Como pode? Até quando Deus terá missericórdia?
Aquele que morreu na Cruz por cada um de nois é zombado pela humanidade LGBTS Brasileira, uma humanidade sem respeito, uma humanidade cruel. Como pode? Até quando Deus terá missericórdia?
sexta-feira, 29 de maio de 2015
Como é a Rosa?
Um dia alguém quis saber como era a rosa. O caminho mais fácil era dar-lhe uma ou muitas rosas. O caminho mais inteligente era dar-lhe um pequeno rebento de rosas, pois seria necessário plantá-lo, cuidar dele, perceber seu lento crescimento, a primeira folha, o botão, enfim a rosa. Aí sim esse alguém saberia o que é a rosa.
As Lojas oferecem coisas prontas, práticas, que impedem a alegria da descoberta. No entanto, a vida não vem pronta. O aprendizado é difícil, nos enganamos e, por vezes, nos entristecemos. Quando vemos que nada do que tentamos deu certo, recomeçamos. Mas não recomeçamos do mesmo ponto. O insucesso nos mostra como não fazer determinada coisa. E a próxima tentativa será, então, mais madura.
Só não podemos falhar quando estivermos tentando pela última vez. Mas aí corremos o risco de desistir no momento em que a vitória está próxima.
Tudo o que hoje é fácil um dia foi difícil.
In. COLOMBO, Frei Aldo O tempo de Deus.
Jesus e a Lógica do Serviço
Jesus usou sua autoridade para servir. O serviço, assumindo como lema na Campanha da Fraternidade deste ano: Eu vim para Servir (cf. Mc 10.45) foi a resposta de Jesus quando os dissípulos não compreenderam o que Ele anunciava, a ponto de se interrogarem sobre quem seria o maior entre eles (cf. Mc 9.32-34). Tiago e João lutaram pelos primeiros lugares e os outros dez se encheram de ciúmes (cf. Mc 10.35-37). Essa foi uma ocasião propícia para Jesus oferecer uma verdadeira catequese acerca do poder como serviço (cf. Mc 8.34-35; 9.35-37) "Jesus então os chamou e disse-lhes: Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos" (Mc 10.42-45).
Opção pelo ser humano e preferencialmente pelos pobres
O Concílio Ecumênico Vaticano II indicou o caminho de servir a Deus servindo o ser humano. Cada homem, cada mulher é amado e amada por Deus até o fim, até a morte de Seu Próprio Filho na Cruz. É Por isso que, na ação evangelizadora, a Igreja opta pelo ser humano como seu caminho. Daí seu interesse e engajamento na defesa da dignidade e dos Direitos Humanos.
Construir Notícias Nª 80
A vida Consagrada, Dom á Igreja
A vida Consagrada
A presença Universal da Vida Consagrada e o caráter evangélico do seu testemunho provam, com toda a evidência - caso isso fosse ainda necessário - que ela não é uma realidade isolada e marginal, mas diz respeito a toda a Igreja No Sínod, os Bispos confirmaram-no por diversas vezes:<< é algo que nos diz respeito>>.! Na verdade, vida consagrada está colocada mesmo no coração da Igreja , como elemento decisivo para a sua missão, visto que <> e a tensão da Igreja - Esposa para a união com o único Esposo. Diversas vezes se afirmou, no Sínodo, que a função de ajuda e apoio exercida pela vida consagrada á Igreja não se restringe aos tempos passados, mas continua sendo um dom precioso e necessário também no presente e para o futuro do Povo de Deus, porque pertence intimamente á sua vida, santidade e missão.
As dificuldades atuais, que vários Institutos encontram em algumas regiões do mundo, não devem induzir a pôr em dúvida o fato de que a profissão da Igreja, á qual presta um impulso precioso em ordem a uma coerência evangélica cada vez maior. Historicamente poderá haver uma sucessíva variedade de formas, mas não mudará a substância de uma opção que se exprime na realidade do dom de si mesmo por amor de cada membro da familia humana. Sobre esta certeza que animou inúmeras pessoas generosas, pode receber um apoio muito válido no seu caminho para a pátria celestial.
Documento Vita Consecrata
A presença Universal da Vida Consagrada e o caráter evangélico do seu testemunho provam, com toda a evidência - caso isso fosse ainda necessário - que ela não é uma realidade isolada e marginal, mas diz respeito a toda a Igreja No Sínod, os Bispos confirmaram-no por diversas vezes:<<
As dificuldades atuais, que vários Institutos encontram em algumas regiões do mundo, não devem induzir a pôr em dúvida o fato de que a profissão da Igreja, á qual presta um impulso precioso em ordem a uma coerência evangélica cada vez maior. Historicamente poderá haver uma sucessíva variedade de formas, mas não mudará a substância de uma opção que se exprime na realidade do dom de si mesmo por amor de cada membro da familia humana. Sobre esta certeza que animou inúmeras pessoas generosas, pode receber um apoio muito válido no seu caminho para a pátria celestial.
Documento Vita Consecrata
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Será que um Cristão pode ser Individualista?
O Cristão não pode ser individualista, porque o ser humano está por natureza orientado para a comunhão.
Cada pessoa tem um pai e uma mãe; recebe ajuda dos outros, está compromotida a ajudar outros e a desenvolver os seus talentos para proveito dos outros. Porque o ser humano é " imagem" de Deus, é em certos sentido o reflexo de Deus, que, na sua profundidade, não é solitário, mas trino (e, com isso, Vida, Amor, Diálogo e partilha). Em última análise, é fundamentalmente pelo amor, o Mandamento central de todos os Cristãos, que nos pertencemos e nos relacinamos uns com os outros: " Ama o teu proximo como a ti mesmo!" (Mt 22,39).
Somos Frutos de Pensamento de Deus
Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus.
Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário.
Bento XVI
Assinar:
Postagens (Atom)

